Saber Histórico de um Veículo

Se está a pensar comprar um automóvel em segunda mão, saiba como saber o histórico do veículo para tomar uma decisão informada e evitar ser burlado. 

Registo automóvel

Para descobrir o histórico de um veículo deve obter a respetiva certidão do registo automóvel.

Dirija-se aos balcões de atendimento do Instituto dos Registos e do Notariado, lojas do cidadão ou conservatórias do registo automóvel.

A certidão com o histórico do veículo custa € 7, é-lhe entregue na hora e contém os dados de identificação da viatura, do titular, bem como informação sobre penhoras e reservas (se existentes).

Também pode obter uma certidão permanente do registo automóvel online.

Livro de revisões e folhas de inspeção

No livro de revisões do veículo, que está na posse do respetivo proprietário, encontra diversas informações sobre o veículo, como o concessionário que vendeu o veículo e a assistência ou manute…

Ler mais
  • 0

Legalizar Carro Importado

Legalizar carros importados é um processo complexo e dispendioso, envolvendo bastante burocracia e espera, mas que continua a ser uma opção vantajosa se comparada com a compra de veículos em solo nacional, onde os valores podem alcançar até mais 50%. Para legalizar carros importados os primeiros passos são dados no país de aquisição.

Legalizar Carros no País de Aquisição

Ao valor do automóvel há que somar: IVA acrescentado ao preço de venda, o Documento Único Automóvel e o Certificado de Conformidade Europeu (COC). Estes documentos são entregues no momento da compra e são imprescindíveis para o processo de legalização automóvel.Pode optar por comprar matrícula temporária ou não, sendo que sem matrícula não pode conduzir o veículo. Quanto ao transporte do veículo para Portugal pode fazê-lo de camião e reboque, ou por si mesmo, no caso de ter comprado matrícula e feito um seguro temporário de viagem (entre 150 e 300€ e com validade de 30 dias). Já o tra…

Ler mais
  • 0

Selo no Pára-Brisas, Obrigatório?

No que diz respeito a colocar selos no para-brisas, têm ocorrido alterações nos últimos anos que podem confundir alguns automobilistas, visto que nem todos são obrigatórios.

Neste artigo, dizemos-lhe quais deve ter, de modo a não ter selos a mais e a não cometer nenhuma infração.

Lembre-se que estes devem ser colocados corretamente no interior do veículo, no canto inferior, para que estejam bem visíveis. Caso os tenha colocados num local onde não se vejam bem, pode vir a ter problemas.

SELOS NO PARA-BRISAS: QUAIS SÃO OBRIGATÓRIOS?

Por norma, hoje em dia apenas é obrigatório colocar no para-brisas o selo do seguro, visto os outros terem deixado de ser obrigatórios. Mas há exceções.

Por exemplo, se tiver um veículo a GPL, este deve também trazer um dístico azul, ou verde, na traseira do carro. O dístico verde permite estacionar em parques de estacionamento fechados e pode ser adquirido com facilidade…

Ler mais
  • 0

11 Dicas Para Poupar Combustível

1. Depósito cheio

Sempre que possível, ateste o depósito de modo a evitar várias deslocações para abastecer. Poupará tempo e dinheiro. E tenha atenção: não pague mais combustível do que aquele que cabe no depósito.

2. Abastecer de manhã ou à noite

Qual é a melhor hora para abastecer o carro? De manhã e à noite. Nos períodos mais frescos do dia a gasolina está mais densa. E, como é paga ao litro, conseguirá comprar mais combustível e pagar menos.

3. Fechar bem o depósito de combustível

No final de cada abastecimento assegure-se que a tampa do depósito está bem enroscada, de modo a evitar que o combustível evapore. Verifique também se não está danificada.

4. Pressão dos pneus

Manter os pneus do carro com a pressão correta reduz o consumo de combustível. A pressão abaixo do recomendado pode representar mais 6% de consumo de combustível, no caso de pneus com menos 1 bar de pressão de enchimento, por exemplo. É recomendável que verifique…

Ler mais
  • 0