11 Dicas Para Poupar Combustível

1. Depósito cheio

Sempre que possível, ateste o depósito de modo a evitar várias deslocações para abastecer. Poupará tempo e dinheiro. E tenha atenção: não pague mais combustível do que aquele que cabe no depósito.

2. Abastecer de manhã ou à noite

Qual é a melhor hora para abastecer o carro? De manhã e à noite. Nos períodos mais frescos do dia a gasolina está mais densa. E, como é paga ao litro, conseguirá comprar mais combustível e pagar menos.

3. Fechar bem o depósito de combustível

No final de cada abastecimento assegure-se que a tampa do depósito está bem enroscada, de modo a evitar que o combustível evapore. Verifique também se não está danificada.

4. Pressão dos pneus

Manter os pneus do carro com a pressão correta reduz o consumo de combustível. A pressão abaixo do recomendado pode representar mais 6% de consumo de combustível, no caso de pneus com menos 1 bar de pressão de enchimento, por exemplo. É recomendável que verifique a pressão dos pneus todos os meses, até porque também contribui para aumentar a segurança da viatura e evitar o desgaste dos pneus.

5. Manutenção em dia

Assegure-se que tem o carro afinado e em perfeita saúde. Além da pressão dos pneus. verifique periodicamente o nível do óleo, os filtros do ar e o alinhamento da direção. E tenha as revisões em dia.

6. Ar condicionado

Utilize o ar condicionado apenas quando for mesmo necessário. Quando circula na cidade, opte por abrir as janelas do carro, o que lhe pode reduzir a fatura do combustível em, pelo menos, 3%. Quando circular a mais de 80km/h opte por usar o ar condicionado, uma vez que a resistência do ar com os vidros abertos aumenta o gasto de combustível. Não se esqueça, também, de fazer a troca anual do filtro. Os filtros novos aumentam a qualidade do ar e evitam maus odores, além de economizarem gasóleo ou gasolina.

7. Menos carga

Reduzir a carga desnecessária do automóvel permite-lhe poupar combustível. Por cada 50 kg de peso adicional, o consumo de combustível pode aumentar até 3% em percursos urbanos. Atenção ao que acumula no porta-bagagens e nos bancos de trás. Um carro mais leve é um carro menos consumista. Evite também o transporte de bagagem no tejadilho da viatura porque as características aerodinâmicas do veículo alteram-se e o consumo de combustível sobe.

8. Estilo de condução

Moderar o estilo de condução, evitando acelerações e travagens bruscas, reduz os gastos de combustível em 20% e também evita o desgaste do carro. Por isso, tente conduzir a uma velocidade o mais regular possível e com suavidade.

9. Respeite os limites de velocidade

Cumprir os limites de velocidade contribui para a segurança rodoviária e para “uma apreciável economia de combustível”, recomenda a Direção-Geral de Energia e Geologia. Lembre-se: “Menos acelerador e menos travão = mais economia, mais segurança e menos poluição”. Adeque também a mudança à velocidade a que se desloca.

10. Estacionar à sombra

Procure sempre um lugar à sombra quando estacionar ao ar livre, sobretudo nos dias mais quentes. Um carro ao sol aquece, o que favorece a evaporação da gasolina. Se não conseguir lugar à sombra, assegure-se que o depósito de gasolina fica do lado oposto àquele em que bate o sol.

11. Partilhar o automóvel

Sabe o que é o car pooling? Se partilhar viagens de carro com outras pessoas, que podem ser familiares, amigos, colegas de trabalho ou apenas conhecidos, conseguirá diminuir a despesa com combustível. Existem várias plataformas de car pooling na Internet  (boleia.netBla Bla Car, etc.). Se tiver uma fatura de 60 euros mensais em gasolina, com as deslocações casa-trabalho/trabalho-casa este custo pode descer para 20 euros através da partilha do carro com mais duas pessoas.

Fonte: Associação Mutualista Montepio

14/01/2019 16:06